A escola está passando por um
processo de renovação. Estamos vivendo uma época de constantes
transformações, de trocas rápidas de informação, em que o conhecimento
nos chega de forma acelerada, refletindo as mudanças ocorridas na
sociedade. Com o avanço das tecnologias, os alunos chegam à escola com
uma imensa quantidade de informações. É uma avalanche de novidades, mas a
informação, por si só, não forma e não educa. É preciso que haja uma
transformação efetiva e qualitativa nas práticas pedagógicas. Esse novo
cenário exige do professor uma nova postura. Orientar o aluno a
organizar, a selecionar as informações e a elas dar sentido é tarefa
fundamental do professor.
As facilidades oferecidas pelos
computadores permitem explorar uma gama ilimitada de diferentes usos da
informática na educação, aumentando as áreas de aplicação e a
diversidade de atividades que professores e alunos podem realizar. A
informática favorece a proposta de trabalhos escolares com postura
interdisciplinar. Quando propomos trabalhos temáticos, como elaboração
de um jornal, a produção de textos com o auxílio dos computadores pode
tornar-se uma atividade mais atrativa e prazerosa: os textos ganham
cores, gráficos e imagens que se modificam sob o controle dos alunos.
A inclusão dos computadores nas escolas deve ser vista não só como
fonte de informação, mas também como ferramenta para transformá-la. Cada
vez mais, o professor precisa planejar e implantar propostas dinâmicas
de aprendizagem, descobrindo usos criativos da tecnologia educacional
que levem os alunos a gostar de aprender. O professor deve ser
constantemente estimulado a modificar sua ação pedagógica e conceber o
uso do computador como um apoio, e não como um novo método de ensino. É
preciso saber discernir qual atividade deve ser realizada por meio da
informática, saber como integrar conteúdos disciplinares, que atividades
podem permitir a exploração de determinados conteúdos e com que
profundidade elas devem ser realizadas.
O professor é
peça-chave no processo de transformação da escola; sem o seu
envolvimento, pouco se pode realizar. Por ser tão importante, o trabalho
do educador não pode ser improvisado. É imprescindível que o
planejamento das aulas de informática seja feito em conjunto com os
professores de outras disciplinas, de modo a estabelecer a conexão entre
o conteúdo que se aprende na sala de aula e aquele que é trabalhado na
sala informatizada.
Trabalhar com informática requer,
simultaneamente, conhecimento técnico e pedagógico, pois um fornece
suporte ao outro. A partir do momento em que se sentir seguro com as
questões técnicas, o professor pode avançar na exploração da informática
em atividades pedagógicas mais elaboradas.
A capacitação dos
professores é de extrema importância para que haja mudanças expressivas.
Isso significa que o processo de formação deve propiciar ao professor a
construção de novos conhecimentos, a habilidade de relacionar
diferentes conteúdos e construir um novo referencial pedagógico. O
professor precisa estar atualizado e aberto às novas formas de ensinar,
trocar idéias, experiências e conhecimentos com outros colegas.
Com os recursos da informática, a educação pode ensejar uma
aprendizagem construtiva e significativa, na qual o aluno pode aprender
de forma mais dinâmica e transformadora.
domingo, 13 de maio de 2012
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