domingo, 13 de maio de 2012

Projeto Informática na educação especial : O que é o Proinesp e outros projetos.

O Projeto de Informática na Educação Especial (Proinesp), idealizado pela Secretaria de Educação Especial (SEESP), desenvolvido juntamente com a Fundação Nacional das APAEs (FENAPAES) com o objetivo de contemplar escolas parceiras de instituições não-governamentais que atendem pessoas portadoras de necessidades especiais com laboratórios de informática. No entanto, é imprescindível o preparo dos professores das respectivas instituições para que façam o uso correto desses equipamentos com objetivos educacionais.

Para isso, a SEESP, em convênio com o Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied-UNICAMP), estão realizando cursos de formação de professores usando tecnologias de educação a distância para capacitar os professores tornando-os hábeis a transmitir o que aprenderam sobre o uso da informática na educação e também para que consigam unir atividades não-informatizadas com informatizadas voltadas ao processo de aprendizagem criando condições para que o aluno construa seu conhecimento.

O Proinesp tem como objetivos gerais capacitar em serviço os professores participantes para o uso pedagógico das tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e também auxiliar esses professores na implantação, nas respectivas instituições, de atividades de uso das TIC integradas às atividades curriculares que desenvolvem.

O ensino a distância via Internet foi escolhido pelo fato de possibilitar a formação de um maior número de professores a um só tempo, tornando-os aptos a repassar simultaneamente o aprendizado aos alunos, agilizando o processo de integração com as novas tecnologias e, conseqüentemente, diminuindo o “abismo” educacional que separa as pessoas com necessidades especiais da sociedade em geral. Estudos e investigações em âmbito internacional comprovam que a utilização pedagógica das TIC podem alcançar ótimos resultados na Educação Especial.

Uma das vantagens das TIC é a quebra do isolamento da pessoa portadora de necessidades especiais que, por falta de local ou por condições sociais, ficam impedidas de ter acesso à informação de forma interativa. Em um ambiente virtual (Internet) é possível estruturar ambientes de aprendizagem (telemático) criando recursos de comunicação/desenvolvimento entre os usuários e, ainda melhor: sem “fronteiras” entre Estados ou Nações.

Como parte dos requisitos do curso a distância, os professores participaram de cursos presenciais básicos de informática, afim de obterem os conhecimentos iniciais necessários, como Windows, Windows Explorer (gerenciador de arquivos), Word e Internet.

Fonte: http://www.nied.unicamp.br/projetos/projeto.php?linha=7&cod_projeto=10

A tecnologia renovando o processo educativo

A escola está passando por um processo de renovação. Estamos vivendo uma época de constantes transformações, de trocas rápidas de informação, em que o conhecimento nos chega de forma acelerada, refletindo as mudanças ocorridas na sociedade. Com o avanço das tecnologias, os alunos chegam à escola com uma imensa quantidade de informações. É uma avalanche de novidades, mas a informação, por si só, não forma e não educa. É preciso que haja uma transformação efetiva e qualitativa nas práticas pedagógicas. Esse novo cenário exige do professor uma nova postura. Orientar o aluno a organizar, a selecionar as informações e a elas dar sentido é tarefa fundamental do professor.

As facilidades oferecidas pelos computadores permitem explorar uma gama ilimitada de diferentes usos da informática na educação, aumentando as áreas de aplicação e a diversidade de atividades que professores e alunos podem realizar. A informática favorece a proposta de trabalhos escolares com postura interdisciplinar. Quando propomos trabalhos temáticos, como elaboração de um jornal, a produção de textos com o auxílio dos computadores pode tornar-se uma atividade mais atrativa e prazerosa: os textos ganham cores, gráficos e imagens que se modificam sob o controle dos alunos.

A inclusão dos computadores nas escolas deve ser vista não só como fonte de informação, mas também como ferramenta para transformá-la. Cada vez mais, o professor precisa planejar e implantar propostas dinâmicas de aprendizagem, descobrindo usos criativos da tecnologia educacional que levem os alunos a gostar de aprender. O professor deve ser constantemente estimulado a modificar sua ação pedagógica e conceber o uso do computador como um apoio, e não como um novo método de ensino. É preciso saber discernir qual atividade deve ser realizada por meio da informática, saber como integrar conteúdos disciplinares, que atividades podem permitir a exploração de determinados conteúdos e com que profundidade elas devem ser realizadas.

O professor é peça-chave no processo de transformação da escola; sem o seu envolvimento, pouco se pode realizar. Por ser tão importante, o trabalho do educador não pode ser improvisado. É imprescindível que o planejamento das aulas de informática seja feito em conjunto com os professores de outras disciplinas, de modo a estabelecer a conexão entre o conteúdo que se aprende na sala de aula e aquele que é trabalhado na sala informatizada.

Trabalhar com informática requer, simultaneamente, conhecimento técnico e pedagógico, pois um fornece suporte ao outro. A partir do momento em que se sentir seguro com as questões técnicas, o professor pode avançar na exploração da informática em atividades pedagógicas mais elaboradas.

A capacitação dos professores é de extrema importância para que haja mudanças expressivas. Isso significa que o processo de formação deve propiciar ao professor a construção de novos conhecimentos, a habilidade de relacionar diferentes conteúdos e construir um novo referencial pedagógico. O professor precisa estar atualizado e aberto às novas formas de ensinar, trocar idéias, experiências e conhecimentos com outros colegas.

Com os recursos da informática, a educação pode ensejar uma aprendizagem construtiva e significativa, na qual o aluno pode aprender de forma mais dinâmica e transformadora.